Texto de Fernanda Calgaro Do G1, em São Paulo
Site Domínio Público será modernizado para facilitar consulta (Foto: Reprodução)
O Ministério da Educação (MEC) vai reformular o portal Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/), que reúne obras de literatura de reprodução gratuita. A ideia é atualizar o site, que existe desde o final de 2004, e incluir ferramentas de interação com o usuário, como chats e fóruns. O novo modelo deve entrar no ar em outubro ou novembro.
No site, o usuário pode consultar e fazer o download gratuito de quase 130 mil obras de autores, como Machado de Assis, Fernando Pessoa e Shakespeare, além acessar documentos e um banco de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Mas o acervo não se limita a textos: há ainda imagens, vídeos e sons, como todos os hinos nacionais.
“Ainda não definimos o novo formato do site, mas queremos que o internauta possa opinar e tirar dúvidas sobre o portal”, afirma José Guilherme Moreira Ribeiro, diretor de infraestrutura em tecnologia educacional da Secretaria de Educação a Distância do MEC.
Ele nega as informações de um e-mail que circula na internet dizendo que o site está em vias de ser fechado por causa do baixo acesso.
“Temos mais de 800 mil acessos por mês. Não queremos acabar com o site. Pelo contrário, a intenção é melhorá-lo ainda mais. Com as mudanças no portal, o usuário poderá esclarecer esse tipo de dúvida diretamente conosco.”
Ele cita como exemplo o caso do acervo do Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro. “O MEC financiou a recuperação de suas obras e documentos, alguns deles raros, e agora está sendo feita a sua digitalização. Em breve, o público terá acesso a documentos históricos, como o diário escolar de Dom Pedro II.”
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1298568-5604,00.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário